EDUCAÇÃO:
A proposta pedagógica da Escola oferta a Educação de Jovens e Adultos – EJA, Fase I articulada às Unidades Ocupacionais de Produção e Unidades Ocupacionais de Formação Inicial, para estudantes com idade a partir de 15 anos, em atendimento ao Parecer CEE/ Bicameral 128/18 e o Parecer CEE 07/14, que estabelece a organização, o funcionamento e orienta o trabalho pedagógico a ser realizada em todas as Escolas de Educação Básica na modalidade Educação Especial no Estado do Paraná.
Na EJA são desenvolvidos conteúdos das três áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Estudos da Sociedade e da Natureza (História, Geografia e Ciências), Arte e Educação Física, bem como as áreas do desenvolvimento: Socioafetiva, Cognitiva, Psicomotora e as Habilidades Adaptativas.
- Tapeçaria
- Horta
- Cestaria
- Costura
- Alça de Balde
- Mosaico
- Cartonagem
- Encadernação
Atividades Complementares:
- Informática
- Literatura
- Ginástica Laboral
- Academia interna e externa
- Programa de Habilidade Sociais e Competência Pessoal
Unidades Ocupacionais:
Inclusão de alunos no mercado de trabalho
A inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho mudou muito nesses anos e, consequentemente a gestão de preparação se tornou mais dinâmica, revelando uma realidade mais prática, transparente e com possibilidades de projetos futuros. Realmente são conquistas que fazem valer a pena todas as alterações que foram realizadas ao longo destes anos.
Com isso, a Escola oferece:
Grupo de Orientação para o Trabalho:
Destina-se aos alunos com condições de inserção no mercado competitivo, onde recebem informações e vivências para uma futura colocação profissional.
Acompanhamento no Trabalho:
Estabelecido dentro da programação para que as empresas parceiras, os alunos e suas famílias tenham segurança, favorecendo a adaptação e permanência no trabalho.
ASSISTÊNCIA SOCIAL
A integração Família e Escola é considerada pela equipe como fundamental. Possibilita estabelecer ações unificadas para o desenvolvimento do aluno, valorizando a autoestima, a autonomia, mudanças positivas na relação familiar e no contexto educacional e social.
O trabalho para minimizar as questões sociais é realizado mediante a mobilização e sensibilização das famílias através de atendimentos individuais e em grupo na busca de seus direitos sociais. Entre as atividades, destacam-se:
- Reunião de Pais e Responsáveis
- Eventos de confraternização
- Grupo de mães e amigos voluntários
- Palestras
EQUIPE MULTIPROFISSIONAL
A Escola Mercedes Stresser conta com o assessoramento de uma equipe multiprofissional preocupada em prestar seus serviços com a melhor qualidade, formada por profissionais especializados como: Professores, Instrutores, Psicólogos, Assistentes Sociais, Pedagogos e Direção.